quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Ilha da Bela Vista - com obras de reabilitação a partir de um programa de arquitectura básica participada

A Ilha da Bela Vista encontra-se desde o mês de Novembro em obras de reabilitação / requalificação através da implementação de um Programa de Arquitectura Básica Participada, no âmbito do projecto desenvolvido entre o Laboratório de Habitação Básica e o Gabinete de Arquitectura IMAGO. Este programa tem como coordenadores Fernando Matos Rodrigues (Lahb), Ant. Jorge Fontes e André Fontes (Imago), numa relação institucional com a Câmara Municipal do Porto (Pelouros de Habitação, Urbanismo e da Cultura) e a Associação de Moradores da Ilha da Bela Vista.

O programa de reabilitação da Ilha da Bela Vista obedeceu a um trabalho de equipa transdisciplinar de pesquisa na definição e na procura de uma solução projectual que conduzisse a um plano de requalificação de todas as casas, de todos os espaços colectivos na ilha em função das aspirações e expectativas dos seus moradores.

Estava-mos perante um problema de intervenção, de transformação de um conjunto de casas, integradas em banda, com tipologias diferenciadas, com espaços exteriores singulares onde se organizava e estruturava a vida de uma comunidade secular. Neste sentido, toda a intervenção devia ter como orientação esse fio de memória enquanto exercício de incorporação de habitus, de usos, de apropriações, de forças, de presenças, de formas de apropriação e de organização de todo um espaço que se quer habitável a uma comunidade singular. 

A procura de uma solução arquitectónica de reabilitação/renovação da Ilha da Bela Vista, partiu sempre desta valorização interactiva do contexto-ilha com o contexto rua-cidade. Sempre na tentativa de compreender e interpretar as formas como estes moradores resolviam os seus problemas do habitar e a partir daí incorporavam uma qualidade de viver que lhes era necessária.

 Fosse o uso de persianas, os cobertos de entrada nas casas, os bancos no exterior, as portas com janelas, o uso de cortinas em substituição de paredes e de portas, possibilitando ganhos de espaço e de ambiente, a complexidade e a diversidade dos espaços interiores, dotados de funções múltiplas. 



















As obras dizem respeito à implementação da 1.ª fase de reabilitação da Ilha da Bela Vista, Rua D. João IV, Bonfim - Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário