sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Laboratório de Habitação Básica Participada, um retorno necessário à sua matriz de origem!

Ilha da Bela Vista

As obras de reabilitação na Ilha da Bela Vista, obedecem a uma metodologia de arquitectura participada em contexto de não deslocação/alojamento dos residentes para outro local.

O processo foi estruturado em função das seguintes fases:

Primeira fase - elaboração do projecto de arquitectura participada, com a coordenação de Fernando Matos Rodrigues/António Jorge Fontes/ moradores/ representantes políticos. Esta fase terminou em finais de Junho de 2015.

Segunda fase - Com o licenciamento do projecto e o concurso para a construção da ilha. Envolvendo a Domus Social e a Imago, com a coordenação de José Ferreira pela Domus Social e de António Jorge Fontes e Fernando Matos Rodrigues e (Imago/Lahb).

Terceira fase - Inicio de Obra em Dezembro de 2015. Com a implementação da primeira fase do projecto da Imago.

A coordenação de Apoio Social ficou na tutela do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, com coordenação de Berta Granja e José Alberto Reis, com a aplicação de um Inquérito social aos moradores.

Este processo terminou com os estágios em Junho de 2015. A equipa do ISSSP ficou assim com a coordenação de duas estagiárias em serviço social que durante um ano parece que desenvolveram um Inquérito Social sobre os moradores, mas do qual nada se sabe!
A partir de Junho de 2015, com o fim dos estágios (arquitectura: Fábio Azevedo/ Catarina Pires; Serviço Social: Ana Vieira, Inês Lima) a equipa coordenadora de Arquitectura deixou de ter contacto com a área de Serviço Social.

O projecto de reabilitação é assim coordenado sub a tutela da Imago, que sempre foi independente do ISSSP. Os únicos que tinham contacto com a coordenação do Projecto eram Ant. Jorge Fontes/André Fontes e Fernando Matos Rodrigues, mais concretamente nas áreas da conceptualização, da metodologia e da participação dos moradores na elaboração do projecto de reabilitação da Ilha da Bela Vista. E Tinha no arquitecto estagiário Fábio Azevedo a coordenação dos estagiários com a equipa de projecto e de programação. 
Por isso, se compreende que todo o projecto de arquitectura participada tenha sido desenvolvido no âmbito dos estágios à Ordem dos Arquitectos dos jovens mestres em arquitectura: Fabio Azevedo e Catarina Pires, sob orientação do Arqto António Jorge Fontes e André Fontes.
Esta situação nada tinha de relação institucional com o ISSSP, caso fosse assim, então o ISSSP teria que assumir os custos do Projecto de Arquitectura da Ilha da Bela Vista. Aliás, no dia de apresentação do Projecto de Reabilitação da Ilha da Bela Vista, pelo Senhor Presidente de Câmara Dr Rui Moreira, é que se assinou o tal protocolo entre o ISSSP e a CMP, para pagar os estágios, e outras iniciativas, que aliás nunca vieram a ser implementadas pelo ISSSP.

As maquetes, os posters que serviram de suporte à apresentação dos projectos, foram desenvolvidos na Imago e no âmbito do Estágio à Ordem que qualquer arquitecto tem de fazer para poder estar habilitado a desempenhar a profissão de arquitecto. 

O ISSSP ainda não tinha assinado o Protocolo e nada tinha que ver com o projecto como era natural.

E o ISSSP nunca teve relação institucional com a IMAGo, enquanto autora do projecto e responsável pelo seu acompanhamento, quer em termos técnicos quer em termos jurídicos(Autoria).

Com o fim dos estágios de arquitectura promovidos no âmbito do protocolo entre a CMP e o ISSSP terminava a relação que tínhamos mantido com o ISSSP.

Aliás, a professora Berta Granja era uma pessoa muito ausente neste processo, muito preocupada com os acessórios e a realização de umas actas, mas de trabalho social na Ilha da Bela Vista, não conheço nenhum estudo, nenhum relatório, nenhum trabalho de apoio social. E garanto-vos que era bem necessário. Aliás, nem apresentou com em finais de Junho o Programa de Realojamento dos novos moradores. Nos meses de Junho a Setembro a equipa passou horas e horas, noite seguidas, com directas, e nunca por lá vimos ninguém do ISSSP. A não ser a companhia amiga do Prof. Arquitecto Nicolau ex-director do Mestrado Integrado em Arquitectura. A quem deixo aqui, um abraço de agradecimento.

Na realidade, o ISSSP,  foi assim uma espécie de barriga de aluguer, para lançar os estágios, que diga-se de verdade, dos cinco estagiários só dois deles foram determinantes e actuantes no projecto da Bela Vista: Fábio Azevedo e Catarina Pires. Os restantes nada de relevante a não ser colaboração na parte burocrática do processo.
O Protocolo entre a CMP e o ISSSP tinha como objectivo garantir os estágios no âmbito do programa de reabilitação da Ilha da Bela Vista. A partir daqui, todo o processo de reabilitação ficava confinado à Imago, que é a autora do projecto de reabilitação da Ilha da Bela Vista e à Domus Social entidade promotora da obra, em nome da Câmara Municipal do Porto.
O Laboratório de Habitação Básica volta à sua matriz inicial tal como tinha sido desenhado no âmbito na minha cadeira de Antropologia do Espaço no Mestrado Integrado em Arquitectura na ESAP (durante os anos de 1994-2014), com a colaboração dos meus colegas e alunos de arquitectura. Significa que o Lahb.Social já não tem qualquer filiação com o programa inicial que lançamos em parceria com a IMAGO.

Agora, sem o Social e sem a colaboração do ISSSP, que nunca foi um parceiro muito empenhado neste processo voltamos à matriz inicial - LAHB.

Sem comentários:

Enviar um comentário